Sabemos que cada ser humano difere-se de outro em vários aspectos, um dos aspectos que quero destacar aqui diz respeito ao aprendizado de uma nova língua. Alguns alunos conseguem aprender mais visualmente, outros aprendem mais facilmente colocando em prática. Sendo assim, não cabe a nós, professores, julgar a capacidade de aprendizado de nossos alunos.
Conhecer os estilos de aprendizagem permite que o professor consiga atingir os seus objetivos pedagógicos de uma forma mais ampla. Se ao elaborarmos o plano de aula, tivermos o conhecimento de que nem todos os alunos aprendem de uma mesma forma, poderemos utilizar diversas estratégias para chegar ao objetivo final. Sabemos, porém, que não é algo fácil de se fazer, pois os professores nem sempre dispõem do tempo necessário para desenvolver atividades extras que contemplem todos os estilos de aprendizagem.
Sou professor de língua inglesa em cursos de idiomas e confesso que, nas diferentes escolas e franquias que já trabalhei, o método que utilizam muitas vezes não levam muito em consideração os diferentes estilos de aprendizado dos alunos, devido a esse motivo, muitos se desestimulam e acabam abandonando o curso. Acredito que em uma escola pública a realidade ainda é mais complicada, pois os alunos que não conseguem aprender o conteúdo, acabam criando uma barreira no que diz respeito ao aprendizado de uma língua estrangeira, pensando que não têm capacidades para o domínio do idioma.
Sendo assim, penso que o professor de língua inglesa precisa não somente dominar os conteúdos, mas ter uma visão mais ampla sobre como fazer com que os alunos aprendam esse conteúdo de uma forma mais natural possível. Acredito que o primeiro passo para identificarmos os estilos de aprendizagem dos nossos alunos é conhecendo um pouco a respeito dos nossos alunos, o que gostam de fazer nas horas vagas etc. Isso ajudará muito o professor, pois poderá elaborar conteúdos mais significantes para seus alunos.
ELT Professional
REFERÊNCIA:
ASSIS, André Willian Alves de; MARRECO, Raquel Tieme Masuda. Práticas de Ensino de Língua Inglesa II. Maringá: Unicesumar, 2015.
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