Como aprender inglês com games?

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O uso de música no ensino da Língua Inglesa

Sou músico a mais de 15 anos e como tal, sempre fui defensor da utilização da música como estratégia de aprendizado da língua inglesa. A música tem algo mágico que consegue fazer com que muitas pessoas que detestam inglês, tenham uma maior proximidade, e consequentemente, aprendam o inglês de uma forma mais divertida.

Ao longo de minha jornada como professor, venho utilizando a música como aliada em minhas aulas, tendo sempre resultados bastante satisfatórios. Entretanto, vale ressaltar que as músicas a serem trabalhadas, precisam ser muito bem escolhidas, caso contrário, pode passar uma ideia errada aos alunos de que a atividade não tem fundamentos, e sim, é mais uma forma de passar o tempo e enrolar a aula.

Se considerarmos a norma padrão da língua inglesa, precisamos ficar muito atentos com relação à gramática. Muitos erros são facilmente identificados sem nenhum esforço. É claro que existem muitas músicas excelentes para serem trabalhadas. Dependendo do propósito da aula, uma letra de música que foge a norma padrão, poderá ser um ótimo exercício de análise para os alunos.

A liberdade artística pode comprometer a norma padrão do idioma, visto que em uma música, alguns elementos podem ser omitidos ou alterados para se obter uma determinada rima. Todavia, a música está muito mais próxima do idioma que realmente vamos falar no nosso dia a dia, do que o inglês dos livros didáticos das escolas. Outro ponto fundamental a ser destacado, é a infinidade de recursos a serem trabalhados em uma música. Podemos trabalhar a pronúncia, tradução, exercícios de listening, gramática, phrasal verbs etc.

Acredito que se bem trabalhada, a música pode ser uma importante ferramenta para o aprendizado da língua inglesa. Conheço pessoas que melhoraram significativamente o seu nível de inglês através da música. Um aluno de inglês que ouve músicas em inglês, terá muito mais facilidade com vocabulário e pronúncia do que outro que não ouve. Para finalizar, deixo abaixo um link com algumas sugestões para aprender inglês com música, bem como, músicas para serem trabalhadas em sala de aula.

0 comments: