Como aprender inglês com games?

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Inglês no Brasil: desafios e possibilidades

Aprender a língua inglesa no Brasil e tornar-se fluente ainda não é uma atividade fácil por vários motivos: a grande maioria das escolas de idiomas só se preocupa com o marketing, ou seja, "agora você vai aprender inglês com o nosso método revolucionário". Mas que método revolucionário é esse que não vejo quase ninguém falando inglês no Brasil, e quando fala, é muito diferente do inglês que ouvimos nos Estados Unidos ou até mesmo na Inglaterra? Aprender inglês no Brasil é possível, sou a prova viva disso. Nunca morei nem viajei para nenhum país que fale a língua inglesa e no entanto, pude comprovar minha fluência nas inúmeras vezes em que precisei utilizar a língua, tanto na forma escrita, quanto na fala.

Acredito que um dos grandes problemas para o domínio da língua inglesa está no fato de que não a vivenciamos em nosso dia a dia, sendo assim, um aluno que vai para uma escola de idiomas e estuda lá por mais ou menos duas horas semanais, quase sempre não pratica o idioma fora da escola. As aulas quase sempre não tem ligação uma com a outra, ou seja, hoje vamos aprender sobre preposições, amanhã sobre verbos e assim por diante. A língua nesse sentido, não é vista como uma só e sim como várias partes separadas. Se aprender inglês em um bom curso de idiomas já não é uma atividade assim tão fácil, imagine em uma escola pública com uma sala de aula com mais de quarenta alunos e professores muitas vezes desmotivados e despreparados, praticamente impossível. 

Com a tecnologia da informação e a globalização, atualmente torna-se mais fácil a aquisição da língua inglesa pois mesmo não estando vivendo em um país que domine essa língua, somos fortemente influenciados pela mídia. Através de filmes e seriados podemos conhecer um pouco da cultura do país, sua língua, vendo e ouvindo o inglês em situações reais e não através de textos didaticamente elaborados para aprendermos sobre determinado assunto. A música também sempre fora muito utilizada como ferramenta para o aprendizado da língua inglesa e com a popularidade da internet hoje podemos facilmente aprender nossas músicas favoritas. Conheço muitas pessoas que aprenderam sozinhas somente com jogos, livros ou internet. Ou seja, se estivermos realmente interessados em aprender, iremos encontrar uma alternativa, mas como falei antes, é preciso muita dedicação pois não existe mágica para isso.


ELT Professional

0 comments: