Como aprender inglês com games?

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Reflexões sobre a tecnologia no ensino de línguas

Vivemos um momento em que a tecnologia da informação está ao alcance de nossas mãos, em apenas alguns segundos, podemos ficar sabendo de notícias e coisas que acontecem do outro lado do mundo. 

Utilizar o computador para o ensino de línguas está cada vez mais se popularizando no Brasil. Muitas escolas já oferecem modalidades de ensino a distância e muitas pessoas, devido aos fatores de tempo, preços mais acessíveis e comodidade, acabam optando por essa forma de ensino.

Engana-se que pensa que o ensino de línguas mediada por um computador é coisa de agora. CALL (Computer-assisted language learning) iniciou nos anos de 1960, em uma época em que não tínhamos os recursos tecnológicos que hoje temos, sendo assim, a utilização era um tanto limitada. Hoje, apesar de a tecnologia não se fazer presente em sua totalidade no Brasil, podemos contar com muitos recursos que permitirão ao professor uma nova abordagem de ensino.

Os benefícios para o uso da tecnologia para o ensino de línguas são ilimitados. Com a popularidade dos equipamentos eletrônicos, podemos encontrar facilmente laptops, tablets e smartphones com acesso à internet que poderão ser usados meramente como entretenimento ou como ferramentas para o aprendizado de uma nova língua. Com relação a utilização da internet, o aluno poderá se aprofundar em determinados assuntos que sentir necessidade através de blogs e outros sites educacionais, poderá ver contextos reais de uso da língua através da leitura de jornais e revistas online, poderá ainda melhorar sua audição e pronúncia através de músicas e vídeos encontrados na internet. 

As dificuldades que acredito que são ainda grandes no Brasil dizem respeito a uma reeducação da tecnologia para o aprendizado. Muitos professores não estão preparados para lidar com essa tecnologia e acabam não incorporando em sua prática docente. Outro problema é que muitas escolas não estão preparadas para a utilização da tecnologia em sala de aula e se limitam ao livro didático e em um caro extremo, a utilização de um Data Show com apresentação em Power Point. 

A tecnologia chegou para ficar, não tem como viver no século XXI e ter a mentalidade de século XIX. Precisamos aceitar que as coisas mudam, não podemos fechar os olhos para os grandes avanços da tecnologia. Devemos tirar o máximo proveito de tudo que diz respeito ao conhecimento e aprendizado de uma nova língua através da utilização das tecnologias da comunicação, entretanto, nem tudo que está disponível na internet é bom e confiável, saber identificar o que é bom ou não é outro desafio que teremos.


ELT Professional

0 comments: