Como aprender inglês com games?

sábado, 16 de agosto de 2014

Minha trajetória no aprendizado de inglês!

Ao longo do meu processo de aprendizado da língua inglesa, já adotei muitas formas de aprendizado, umas tiveram mais efeito que outras, mas todas foram de grande importância para mim.

O meu primeiro contato com a língua foi ainda na escola, mas comecei a  estudar realmente quando já tinha concluído o ensino médio, pois foi quando tive oportunidade de entrar em um curso de idiomas. Como muitos alunos, primeiramente me dediquei a aquisição de vocabulário, fazia listas de palavras e memorizava uma por uma. Com o passar do tempo, percebi que essa estratégia, isoladamente, não contribuía muito, pois o que fazemos é memorizar uma lista de palavras que acabamos esquecendo por não serem contextualizadas. Na época, ainda não tinha muito contato com a internet, sendo assim, uma estratégia que adotei foi assistir filmes em DVD em inglês, mantinha sempre ao lado um caderninho e uma caneta, ao ouvir uma nova expressão ou palavra, pausava e anotava no caderno, com a possibilidade de mudar a legenda para português e inglês, essa tarefa ficava mais fácil. O problema é que não podia convidar ninguém para assistir o filme comigo, pois não é nada divertido ficar pausando um filme seguidas vezes. A música sempre esteve muito presente na minha vida, mesmo antes de saber um pouco de inglês, já me aventurava a fazer minhas anotações e tentar cantar junto. Com o passar do tempo, a música foi uma grande aliada para melhorar a minha pronúncia, bem como para aquisição de vocabulário contextualizado.

Atualmente, uso muito a internet para me manter atualizado. Busco informações em sites e blogs, pesquiso em livros, procuro entender melhor a gramática e as formas cotidianas de uso do idioma. Aprendi muito quando comecei a dar aulas, achava que já sabia quase tudo, mas essa teoria foi por terra logo nas primeiras perguntas de meus alunos. Escrever em meu blog de inglês, também ajudou muito, pois ao escrever sobre temas diversificados, tive uma noção mais ampla do idioma. Como nunca tive a oportunidade de viajar para outro país que fale inglês, procuro assistir muitos filmes e séries em inglês, para o desafio ficar maior, procuro assistir sem legenda sempre que possível, posso dizer que para alguém que já tem algum domínio do inglês, essa é uma ótima forma para melhorar o seu listening. Nunca fiz isso, mas muitas pessoas acabam fazendo amigos de outros países e se comunicam pelo skype, com isso, acabam aprendendo muito e colocando em prática o que já sabem.

Para concluir, aprender um idioma estrangeiro requer muita dedicação e não acontece de uma hora para outra. O uso de várias estratégias de aprendizado pode ajudar muito, tem quem se identifique mais com uma do que com outra. Uma viagem de intercâmbio pode ajudar muito, contudo, como nem todos podem dispor de uma grande quantia de dinheiro para isso, o melhor mesmo é procurar usar o que temos nesse processo de aprendizado.

0 comments: