Como aprender inglês com games?

sábado, 9 de novembro de 2013

Refexões sobre o aprendizado da Língua Inglesa

O aluno ao assistir filmes e ouvir músicas em inglês, bem como, fazer pesquisa de artigos em Língua Inglesa estará entrando em contato com o idioma e consequentemente, estará fazendo comunicação com a língua. Entretanto, esta atividade não se mostra suficientemente capaz de atender à necessidade que temos de comunicação no referido idioma.

Com o avanço dos meios de comunicação, é possível aprendermos inglês através de recursos cada vez mais inovadores. Grandes empresas estão investindo na Educação A Distância, através de cursos de idiomas online. Todavia, devemos nos preocupar com a qualidade de ensino da Língua Inglesa no Brasil. Apesar de estarmos com o mercado de idiomas aquecido devido aos eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos, o mercado ainda carece de profissionais capacitados para atender essa demanda.

Em se tratando de fluência, o Brasil atualmente perde para cinco países da América Latina no índice mundial de proficiência em inglês feito pela Education First (EF). Entre 2007 e 2009, mais de 2 milhões de estudantes de inglês de 44 países foram avaliados, e os brasileiros ficaram na 31ª posição, no limite entre as categorias "proficiência baixa" e "proficiência muito baixa". O Brasil perdeu para Argentina, México, Costa Rica, Guatemala e El Salvador, além de Malásia e Arábia Saudita. (MORENO, 2012)

Como podemos observar, o Brasil ainda está muito abaixo do nível com relação à proficiência em inglês. Um dos grandes fatores que impossibilitam a fluência no idioma, é a falta de imersão. Quando os alunos de intercâmbio saem de suas salas de aula, eles encontram em seu dia a dia, situações reais de uso da língua, isto raramente irá acontecer no Brasil, pois não contamos com os mesmos recursos. Falar outro idioma requer muita paciência e dedicação. O professor tem uma grande contribuição para o aprendizado, porém, uma parcela ainda maior recai sobre o aluno, que deverá estar buscando esta realização pessoal.

Para concluir, ressalto o destaque que a Língua Inglesa vem ganhando nos últimos anos. Aprender inglês deixou de ser um diferencial atualmente, passando a ser um requisito básico para a obtenção de sucesso pessoal e profissional. Muitos são os fatores que movimentam uma grande parcela da população na aquisição deste idioma, tais como: viagens; trabalho; educação etc. Ainda destaco que para se buscar a aquisição de outro idioma, devemos ter objetivos e metas, pois o processo de aprendizado poderá levar anos e muitos são os que ficam à margem com a frustração de não terem aprendido e outros de não terem ao menos tentado aprender.

REFERÊNCIA

MORENO, Ana Carolina. Brasil perde oportunidades por falta de domínio do inglês, diz especialista. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/07/brasil-perde-oportunidades-por-falta-de-dominio-do-ingles-diz-especialista.html> Acesso em: 09 nov. 2013.

0 comments: