Como aprender inglês com games?

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cansado de estudar verbo TO BE?

Hello everybody! How are you? Hoje vamos falar sobre um assunto muito polêmico no ensino de inglês no Brasil. O famoso e odiado verbo TO BE (ser e estar). É isso mesmo, a forma como ele é ensinado nas escolas muitas vezes não permite que o aluno o aprenda, pois o mesmo é ensinado de uma forma isolada e sem contexto. Confesso que quando criança também não gostava muito, quase sempre mudava de professor de um ano para o outro mas o verbo TO BE continuava lá, nunca mudava. Vejamos como é fácil usar o verbo BE e como o uso deste verbo é extremamente comum no dia-a-dia.

Example: Hi Paul! How are you? Oi Paul! Como você está
               I am fine, long time no see! Estou bem, a quanto tempo!
               Are you still living in New York? Você ainda está morando em Nova Iorque?
             No, I'm not. I am living in Chicago now. Não, eu não estou. Eu estou morando em Chicago agora.
               How about your sister Jessica? E a sua irmã, a Jessica?
               She is visiting some friends in Brazil. Ela está visitando alguns amigos no Brasil.

Observaram como o verbo BE foi utilizado no diálogo? Ainda ta meio confuso? 
No diálogo deu para observar que o verbo BE tem três conjugações no tempo presente am, is, are. Estas três formas serão suficiente para conjugar o verbo BE, mas dependendo do que queremos dizer, teremos que acrescentar também a palavra not dando o sentido negativo a frase.

Vejamos como conjugar o verbo de uma forma para não esquecer mais.

I am a doctor. I'm at the hospital. Eu sou médico. Eu estou no hospital.
You are my friend. You're at home. Você é meu amigo. Você está em casa.
He is my brother. He's at work. Ele é meu irmão. Ele está no trabalho.
She is my sister. She's at the mall. Ela é minha irmã. Ela está no shopping.
It is my dog. It's sleeping. Este é o meu cachorro. Ele está dormindo.
We are students. We're at school. Nós somos estudantes. Nós estamos na escola.
You are workers. You're at work. Vocês são trabalhadores. Vocês estão no trabalho.
They are my friends. They're at the club. Eles são meus amigos. Eles estão no club.

Para mudarmos as frases para a forma negativa basta acrescentarmos a palavra not depois do verbo.

Example: I am a student. I am not a teacher. Eu sou estudante. Eu não sou professor.

Para is not podemos usar isn't  e para are not podemos usar aren't em situações menos formais.

Para mudarmos a frase afirmativa para interrogativa, basta mudar a posição do verbo trazendo para o início da frase e finalizando com o ponto de interrogação.

Examples: You are my friend. Você é meu amigo.
                 Are you my friend? Você é meu amigo?

Respondendo perguntas com o verbo BE nas formas curta e longa.

Examples: Are you an English student?
                 Yes, I am. / Yes, I am an English student.
                 No, I am not. / No, I am not an English student.

Vejamos algumas situações que o verbo BE pode ter significados diferentes.

Examples: How old are you? Quantos anos você tem?
                 I am 30 years old. Eu tenho 30 anos de idade.
                 How old is your brother? Quantos anos tem o seu irmão?
                 He is 26 years old. Ele tem 26 anos de idade.
                 Are you sure? Você tem certeza?
                 You are right. Você tem razão.

Mas não vamos generalizar e usar o verbo BE como verbo TER. Aqui nós vimos apenas algumas situações que o verbo BE tem esse significado, para muitos outros casos ainda será utilizado o verbo HAVE mas isso é assunto para outra ocasião.

Espero que tenham compreendido como usar o verbo BE e que de agora para frente não seja mais uma pedra no sapato. Se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário.

That's it for today. See you soon!

0 comments: